Searching...
quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Cores Primárias


Olá designers, estamos de volta com mais uma postagem, desta vez sobre um assunto abordado na teoria básica das cores, se você é designer ou está fazendo faculdade de design, em qualquer uma de suas vertentes como design gráfico, design de interiores, design de moda e design de produtos, sempre irá precisar das cores, por isso não subestimem um bom conhecimento das cores e como utiliza-las. Sempre é bom dar uma revisada no básico ;).


Cores Primárias aditivas

São formadas pelas cores: vermelha, verde e azul, elas compõem a luz branca, ou seja quando todas elas são unidas formam o branco, este tipo de cor é utilizado em dispositivos digitais, como telas de Tv's, computadores e celulares. Este é o sistema de cores RGB (red, green, blue).

Se forem unidas apenas duas das cores aditivas, elas formarão uma cor subtrativa.

Veja o exemplo:








Cores Primárias Subtrativas

Estas são formadas por ciano, magenta e amarelo, estas cores por sua vez quando misturadas formam o preto, pelo menos na teoria isto acontece, mas na prática, se você tentar misturar estas três cores o máximo que vai conseguir é um tom de marrom. Este sistema de cores também é muito conhecido chamado CMYK (cian, magenta, yellow, black). O CMYK é utilizado para impressão de revistas, folhetos e qualquer tipo de material impresso. 

A mistura de duas cores subtrativas gera uma cor aditiva.

Veja o exemplo:







Por hoje é só!, em breve farei mais uma postagem sobre teoria das cores.

0 comentários:

 
Voltar ao topo